História

História da cidade de Presidente Tancredo Neves – Ba


INTRODUÇÃO

O município de Presidente Tancredo Neves, antes conhecido como Tabuleiro de Liberina (1940), teve início com uma barraca de palha que vendia alimentos e bebidas aos tropeiros que transportavam cargas nos animais. A mesma ficava às margens da estrada que ligava as propriedades rurais à cidade de Valença, Nazaré e Aratuípe.
A cidade de Presidente Tancredo Neves era inicialmente um povoado que pertencia à cidade de Valença. Itabaína (como era chamada antes da emancipação) significa Ita=rama e Baina=pedra, ou seja, rama sobre pedras.



BA.02 (Estrada Velha)

A estrada velha é assim conhecida por ser utilizada como ligação entre as propriedades rurais locais aos municípios vizinhos como Valença, Aratuípe e Nazaré antes da construção da BR-101. Era utilizada para transportar cargas em animais e também de pessoas que necessitavam se locomover para outras cidades.
O surgimento da BR-101, por volta de 1957, possibilitou a aceleração do crescimento em função da maior facilidade no transporte de cargas e passageiros.



Desenvolveu-se com mais rapidez após a construção da BR-101 e teve sua emancipação política em 24 de fevereiro de 1989.



Feira Livre

A economia do município baseia-se principalmente dos produtos agrícolas. Os mesmos são comercializados na feira local que sempre teve lugar de destaque no comércio da região. Além desses produtos são negociados roupas e alimentos (carnes, peixes, legumes, verduras, etc.).



Samba de Roda 

O Samba de Roda veio para Presidente Tancredo Neves através de alguns sertanejos por volta de 1940.
As pessoas da comunidade se reuniam e saiam para “roubar”um terno de Rei na casa de uma outra pessoa, era chamado “roubar” porque o dono da casa não sabia. Como a família não estava esperando os visitantes levavam bolo, café, licor, etc.
Assim começava-se o samba de roda do lado de fora da casa, cantando a primeira parte do Terno de Reis (oh de casa, oh de fora...) e a dona da casa respondia a segunda parte do terno de Reis.
Terminado o Terno de Reis, dentro de casa forma-se uma roda e enquanto cantavam e trovavam, algumas pessoas sapateavam no centro da roda. No samba de roda dança mulher com mulher e homem com homem, todos dançam e se divertem.

Esporte e lazer

Futebol:
O primeiro de Itabaína foi fundado pelo Sr. José Calos (popular Zequinha). Esse time tinha o nome de Esporte Clube Itabaína que atualmente tem o nome de Esporte clube PTN, sendo o melhor da região.
Esse esporte hoje é o mais popular do município, reunindo associações e entidades, ajudando no sócio-econômico e cultural. 



Pontos Turísticos:
A região de Presidente Tancredo Neves possui diversas cachoeiras que atraem pessoas de diversos municípios, contribuindo para o aumento da renda do município, servindo ainda como atração para a população local.